O primeiro dia de festa em Soito da Ruiva, Sábado, é sempre dedicado ao nosso padroeiro São Lourenço. Inicia-se o dia com o hastear de bandeiras no Largo do Bacelo e em seguida a Filarmónica Pomarense prossegue com uma arruada anunciando o início da festa na aldeia e encaminhando as pessoas para a Capela onde é celebrada a missa pelo nosso pároco, Padre Sousa, que acompanha os habitantes de Soito da Ruiva nos actos religiosos desde há várias décadas.
Depois da eucaristia seguiu-se, como habitualmente, a procissão acompanhada pela Filarmónica de Pomares. É sempre com muito agrado que os recebemos em Soito da Ruiva, desejamos as maiores felicidades para esta instituição, imagem de marca de Pomares, que muito tem trabalhado pelos jovens, incentivando-os pelo gosto da música.
No final da manhã, terminados os actos religiosos, seguiu-se o leilão de oferendas a São Lourenço que as senhoras carregaram à cabeça durante a procissão.
Testemunhando estas nossas palavras, deixamos algumas fotografias que nos foram gentilmente cedidas pelo nosso grande amigo Rouxinol de Pomares.