Este ano, no Soito da Ruiva, celebrou-se o Dia de Reis à moda de antigamente. Como é habitual neste dia, o nosso pároco Sr. Padre Sousa celebrou missa na aldeia e em frente à capela foi enfeitado um pinheiro de Natal como faziam os nossos antepassados nesta época. Dos enfeites fazem parte enchidos oferecidos pelos habitantes ( que os guardavam propositadamente desde a matança do porco para oferecer neste dia) laranjas, entre outros produtos que eram oferecidos, simbolizando as oferendas dos reis magos ao menino Jesus neste dia. Os produtos, tal como a tradição, foram “deitados a lanço”, ou seja leiloados, a favor da capela.
Os habitantes da aldeia participaram activamente nesta iniativa organizada pelos “filhos da terra” que habitam em Lisboa. Muitos dos residentes na area de Lisboa também quiseram enviar o seu contributo apoiando a iniciativa.
As fotos relembram tempos antigos da história da nossa aldeia.
Entâo e que tal? Umas batatas cosidas com esta carne frigida e a untura por cima!!! Era um petisco,noutro tempo era comer para dias difrençados mas é bom recordar esses tempos em que nem havia colestrol nada fazia mal
Adelina, 10 de Janeiro de 2010, 22:54.
Então e que tal? Umas batatas cosidas com esta carne frigida e a untura por cima era um belo petisco!!! Bons tempos que esse comer era dia diferençado mas e bom recordar
Adelina, 10 de Janeiro de 2010, 22:55.
É bom que não se percam estas tradições, mas felizmente o povo do SOITO DA RUIVA têm as conseguido manter. Os meus parabens por todas as vossas iniciativas, que foram desde o NATAL aos reis passando pelas janeiras por aquilo que eu vi foi lindo. Continuen estão no bom caminho para mostrar o que são as nossas tradições um BOM ANO PARA TODOS OS SOITO RUIVENSES.
Zé do Cabeludo, 10 de Maio de 2010, 22:56.