O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva participou hoje nas Burricadas de Cacilhas. O evento, organizado pela Associação dos Amigos de Almada, iniciou no Largo Alfredo Diniz em Cacilhas com uma pequena representação teatral que fez lembrar cenas de outrora, em que os alfacinhas vinham passear a Cacilhas, mais propriamente ”à outra banda”.
Pelas ruas de Almada, os vários grupos participantes davam mostras da sua imaginação e desfilavam nos seus trajes lembrando cenas do antigamente. Condes e condessas nas suas carruagens; àguadeiras, peixeiras e vendedores de fruta apregoavam os seus produtos e os burros carregavam mercadorias e pessoas. O Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, com a sua tocata, proporcionava aos espectadores boa animação e no Parque Julio Ferraz apresentou-se com a sua merenda tipicamente serrana. Não faltaram as febras do lombo em azeite e fritas com ovos, galinha corada, carapaus e sardinhas fritas, torresmos, broa, arroz doce, coscoreis, queijos, enchidos e uma boa “pinga”.
Ao inicio da tarde e ainda no Parque Júlio Ferraz, o simpático Grupo Comtradições da Cova da Piedade, que o GDC Soito da Ruiva já adoptou como seus padrinhos no concelho de Almada (pelo apoio que tem prestado) tocou algumas músicas do seu repertório. Alguns tocadores do GDC Soito da Ruiva juntaram-se ao Comtradições, outros elementos formaram espontâneamente um bailarico, criando-se um excelente ambiente de convívio e partilha musical entre os dois grupos.
Em seguida completou-se o percurso das “Burricadas” até à Cova da Piedade e, como previst,o o GDC Soito da Ruiva encerrou o evento com a sua actuação, onde compareceram muitos oriundos do concelho de Arganil.
Soito da Ruiva agradece à Associação dos Amigos de Almada pelo convite em participar nesta iniciativa. Para divulgar as suas tradições, numa terra que acolheu os seus antepassados que buscavam uma vida melhor, será sempre um prazer e o GDC Soito da Ruiva estará sempre disponível.
Por parte da Associação Amigos da Cidade de Almada é com grande alegria que vos temos nas nossas iniciativas principais, sendo uma delas as burricadas. Não existem palavras para agradecer o envolvimento, o entusiasmo e a forma generosa que vocês põem ao serviço da comunidade. O vosso saber a vossa arte e o vosso tempo são preciosos.
OBRIGADO AMIGOS, grande parte do brilho que estas iniciativas têm devem-se a este vosso grupo coeso e generoso que traz alegria cativante a quem os vê e os ouve.
OBRIGADO
Carlos Canhão
carlos canhão, 25 de Junho de 2010, 13:59.