Esta última semana os meios de comunicação social têm dado destaque ao projecto Aldeias de Memória. Além das notícias frequentes no Jornal de Arganil, desta vez a Rádio Clube de Arganil deu destaque ao projecto na emissão do passado dia 5 de Junho.
No dia 11 o site Café Portugal também publicou uma notícia sobre o projecto e a exposição que se encontra na Câmara de Arganil. Para ver a notícia clique na imagem seguinte.
No dia 13 foi a vez do Diário As Beiras publicar uma notícia sobre o nosso projecto, para ler a notícia clique na imagem
Ontem foi a vez da RTP1 percorrer algumas aldeias do projecto e conversar com alguns dos seus intervenientes. A reportagem realizada ontem será transmitida no Jornal da Tarde da RTP de sábado ou domingo, transmitido pelas 13h. Visto se tratar de uma reportagem para o jornal não foi possível irmos a todas as aldeias do projecto, tendo a jornalista escolhido 3 aldeias, de três freguesias diferentes.
Será também transmitida no dia 20 na Antena 1, pelas 13h30 no programa Portugal em Directo, Emissão de Coimbra, uma reportagem sobre o projecto que será divulgada também aqui.
Agradecemos desde já o interesse de todos no nosso projecto e a disponibilidade dos habitantes de todas as Aldeias de Memória.
Em meu nome pessoal venho agradecer à “Sitios e Memórias”, em especial ao Prof. Alvaro Costa e à Liliana, por terem porporcionado ao Soito da Ruiva para fazer parte integrante deste projecto “Aldeias de Memória” . A luta pelo desenvolvimento do Soito da Ruiva mantendo vivas as suas tradições tem sido imensa ao longo dos anos. As contrapartidas das quais a aldeia tem beneficiado através deste projecto, como esta de fazer parte de uma reportagem para a RTP, seriam impensáveis para o Soito da Ruiva há alguns anos atrás. Espero que mais aldeias adiram ao projecto contrariando a condenação à desertificação do interior.
TERESA NEVES, 15 de Julho de 2010, 12:44.