No passado fim-de-semana uma família belga, em viagem de autocaravana desde a Bélgica, passou pelo Soito da Ruiva.
Ao tentar comunicar com as gentes locais (coisa difícil porque dos presentes ninguém falava uma língua estrageira) encantaram-se com a aldeia e depois de alguns gestos, 2 ou 3 palavrasn em espanhol e outras tantas em inglês, já estava decidido que iam ali pernoitar e tomar as refeições com os Soitoruivenses. O jantar foi partilhado com gastronomia portuguesa e belga e o almoço de Domingo uma tradicional dobrada com feijão branco à boa moda portuguesa. Ao serão a concertina tocou umas “modinhas” populares da nossa região e os visitantes cantaram também as tradições da sua terra. Não faltaram ao mergulho na nossa piscina e, de, recordação, levaram um Cd do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva e a amizade daqueles que os receberam.
Para os locais foi uma experiência inesquecível e acreditamos que também o tenha sido para esta família, a quem desejamos um bom regresso a casa, na esperança de que um dia voltem à nossa aldeia.
Herman, Fulya et Inge… Bienvenues et merci beaucoup pour votre visite! Nous esperons vous voir à nouveau au Soito da Ruiva.
Parabéns Soitoruivenses !!!
Com exemplos como o que acabaram de dar ao País e ao mundo, onde está o tal “Portugal sub-desenvolvido”?
Soito da Ruiva, mostra assim ser uma aldeia cosmopolita, simpática, hospitaleira e que dá a todo o mundo uma lição de cidadania e paz.
Um bom exemplo a seguir… Parabéns Soitoruivenses.
Aarão Ferreira
Aarão Ferreira, 24 de Setembro de 2010, 8:36.