No passado fim de semana a família Soitoruivense esteve em convívio.
No Sábado, dia 30 de Outubro, pelas 14h00 e debaixo de uma chuva intensa, saía um autocarro com 50 pessoas do Centro Sul- Almada. À chegada ao Soito da Ruiva, pelas 19h00, já cerca de 40 pessoas esperavam para o jantar que marcaria o início de um fim de semana em convívio que os presentes terão na memória por muito tempo.
Antes do jantar era a visita às adegas.
Depois do jantar, a chuva continuava, mas no edificio da antiga escola, concertinas, ferrinhos e vozes animavam os presentes com musica popular da região.
No Domingo de manhã, graças aos amigos da Sobreda e com a excelente colaboração do nosso pároco, Padre Sousa, procedeu-se à Celebração da Palavra, acto religioso celebrado na capela de São Lourenço em Soito da Ruiva.
No final da manhã visitou-nos o Presidente da Cãmara Municipal de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, Sr. Amândio Dinis, o chefe de gabinete da presidência do município de Arganil, Eng. Paulo Rodrigues e o grande amigo da serra Dr. Armando Cosme. Na sede da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva discutiram-se assuntos de interesse da aldeia, em especial a recuperação da fossa, assunto de caracter urgente e que, para nossa grande satisfação, depois desta visita do Sr. presidente, se prevê uma resolução rápida.
O almoço (cozido à portuguesa) foi servido a 90 pessoas no antigo edifício escolar e, depois do almoço, cantou-se os Parabéns a duas aniversariantes com diferença de 80 anos. A Mariana Simões completou 12 anos e a Ti Conceição a bonita idade de 92.
Neste almoço, Soito da Ruiva contou com a presença de vários amigos, alguns deles visitando a aldeia pela primeira vez. Entre os amigos estavam o Prof. Carvalhais Costa e esposa e o amigo António Silva (Rouxinol de Pomares) e esposa.
Num discurso bem disposto e informal (que já nos caracteriza) foi feito um agradecimento a todos quantos participaram (tornando possível este convívio) às cozinheiras voluntárias, aos habitantes do Soito da Ruiva que antes da chegada “dos de Lisboa” prepararam a sala e confeccionaram o arroz doce, a tigelada e a broa e aos amigos que ofereceram produtos alimentares para confeccionar as refeições deste fim de semana e que, desta forma, ajudaram a Comissão de Melhoramentos a obter um saldo de 900 euros nesta iniciativa.
A tarde foi passada em convívio e no final do dia esperava-nos uma sopa do cozido, castanhas assadas e torresmos à moda do Soito da Ruiva. A “pinga” era bem agradável, de produção local e servida na cantara.
O serão foi novamente de “cantoria” , muito animado e divertido.
Na segunda feira , depois do almoço regressou-se a Lisboa num ambiente de grande alegria e boa disposição, preparando já próximas iniciativas que serão divulgadas muito em breve.
É um sspectáááááááááááculooooo!!!!
Assistir e participar nas vossas iniciativas é uma forma de nos tornarmos fãs da Serra do Açor e da Freguesia de Pomares, porque conviver convosco é conviver com gente boa, amiga, solidária e sã, e só isto já é muito. Mas para além disto, vocês, todos, conseguem ainda presentear-nos com as vossas danças, os vossos trajes e a vossa música genuína. Ah! E vimos sempre de barriga cheia de coisas boas, como são as vossas filhoses (coscoreis), a tijelada e muitas mais gulodices, como são os bolos do amigo Carlos Grácio. Este fim de semana foi uma jornada inesquecível Um grande abraço para todos os Soitodaruivenses e é muito bom ser vosso amigo.
António Manuel Silva (O Rouxinol de Pomares)
O Rouxinol de Pomares, 4 de Novembro de 2010, 9:35.