O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva actuou no passado Sábado, dia 9 de Julho, no Iº Festival de Folclore do Rancho Folclórico Honra e Glória da Arrentela – Seixal.
O evento iniciou-se com um excelente jantar-recepção aos grupos convidados nas instalações da Filármonica Arrentelense, onde mais tarde todos os grupos actuaram, sendo eles:
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho – Lousã
-Rancho Folclórico do C.D.C de S.Paio de Oleiros – Santa Maria da Feira
- Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva – Arganil
-Grupo de Danças e Cantares dos Redondos – Seixal
-Rancho folclórico Honra e Glória de Arrentela
Pelas 21h00 iniciou-se um desfile de todos os grupos pelas ruas da Arrentela.
Após a entrada de cada grupo em palco, procedeu-se à entrega de lembranças aos grupos convidados e deve salientar-se um dos presentes oferecidos: uma canoa tradicionl do Tejo, um trabalho manual executado pela D. Gracinda, membro do grupo anfitrião, que estava uma perfeição.
Iniciaram-se as actuações e os primeiros a subir ao palco foram os nossos vizinhos da serra da Lousã, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho. Destaca-se o seu violino, um instrumento raro num rancho folclórico mas de fazer inveja a qualquer um… Pode ser que um dia o GDC Soito da Ruiva tenha também um.
E logo a seguir a actuação do Rancho Folclórico do C.D.C de S.Paio de Oleiros – Santa Maria da Feira.
Este foi um grupo que trouxe algumas curiosidades culturais da sua região, entre elas a personagem do Serandeiro. Um rapaz à procura de namoro nas desfolhadas tapava a cara para que os pais das raparigas não o conhecessem.
A D. Emilia, lider e porta voz deste rancho, representando as famílias mais abastadas da sua região, proferiu palavras muito interessantes em defesa do folclore, apelando ao apoio a estes grupos que, para além de representarem uma região, representam o povo português em toda a sua dimensão. Todos os presentes ficarão, de certo, com a sua mensagem na memória.
E o GDC Soito da Ruiva entra em palco…
O espectáculo prosseguia com a actuação do Grupo de Danças e Cantares dos Redondos – Seixal.
E porque a noite a já ia longa e no outro dia o Soito da Ruiva continuava em grande actividade e era preciso levantar cedo, não foi possível assistir à actuação do Rancho Folclórico Honra e Glória da Arrentela. De qualquer forma o GDCSR não pode deixar de agradecer o convite e a forma como foram recebidos por este simpático grupo na Arrentela. Bem hajam e parabéns pela organização.
Eu Ricardo Belinha em nome da minha tia Emília Belinha(Líder do Rancho De São Paio de Oleiros) digo que a minha tia ficou muito contente em ver as imagens do nosso grupo e saber que vocês gostaram de ver o nosso folclórico, as representações do nosso povo, do século XIX. Convidamos vocês a participar no nosso festival folclórico em Julho de 2012. A minha Tia gosta de convidar grupos que sejam um folclórico verdadeiro. Todos juntos e unidos nunca deixaremos morrer os usos e costumes por um povo que passou diante Deus. Um beijinho de todos nós para vocês e um abraço da minha tia.
D.Emilia Rancho Sao Paio de Oleiros, 25 de Agosto de 2011, 15:27.