Conforme noticiado, o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva participou na Feira de Gastronomia e Artesanato, organizada, pelo 8º ano consecutivo, pela União e Progresso do Barril do Alva, no Clube Recreativo do Feijó – Almada. Esta é uma iniciativa já muito destacada na actividade cultural do concelho de Almada, divulgando o que de melhor existe no concelho de Arganil. Este ano, talvez fruto da crise socio-económica que Portugal atravessa, registou-se uma menor afluência de pessoas à feira. No entanto, foi bastante participativa e, como sempre, nota-se a presença de muitos conterrâneos que vêem apenas para apoiar os grupos que representam a sua terra neste evento. Traduzindo… muitas pessoas oriundas freguesia de Pomares que vem apoiar o GDC Soito da Ruiva e o GER Sobral Gordo, que tiveram a sua actuação no mesmo dia (Domingo).
O evento abriu com o acolhimento do Município de Almada às entidades oficiais, representantes do concelho de Arganil e à Associação Filarmónica Barrilense, nos Paços de Concelho. Seguiu-se um desfile da Filarmónica do Barril pelas ruas do Feijó e a inauguração da feira no Pavilhão do Clube Recreativo do Feijó, com a presença do Presidente do Município de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, o presidente da Junta de Freguesia do Barril do Alva, Carlos Alberto Ramos, o Presidente da Casa da Comarca de Arganil, Carlos Manuel Luís e vários representantes autárquicos do concelho de Almada. Na simples cerimónia de inauguração, o Presidente da União e Progresso de Barril do Alva deu as boas vindas a todos os convidados, explicando a importância desta feira e as dificuldades com que se vai deparando para a realização da mesma.
O GDC Soito da Ruiva participou nesta feira com a sua banca de artesanato e gastronomia regional, onde não faltaram os famosos coscoreis e a tigelada e a broa de milho confeccionadas nos fornos do Soito da Ruiva.
No Sábado o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa e a Filarmónica do Barril animaram o espaço e no Domingo a animação, no que respeita a Folclore, esteve a cargo do Grupo de Danças e cantares do Soito da Ruiva e do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo. A Associação Filarmónica Barrilense brindou todos os presentes com um excelente e muito animado concerto, que encheu de orgulho todos os seus conterrâneos que muito estimam a sua filarmónica.
È um prazer para o GDC Soito da Ruiva participar neste evento. O grupo deseja o maior sucesso para a União e Progresso do Barril do Alva, para que possam organizar este festival por muitos mais anos, com esta mesma dinâmica.
Mais uma vez parabéns. Um grande abraço para todos.
Odete Francisco, 30 de Novembro de 2011, 9:27.