Como havíamos já anunciado o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva representou a Freguesia de Pomares na 7ª edição da Feira das Freguesias em Arganil, que se realizou no passado fim-de-semana (de 8 a 10 de Junho).
Na sexta feira , depois da cerimónia de abertura, todos os convidados percorreram as tasquinhas participantes (acompanhados pelo excelente grupo musical AfaDixie) provando as iguarias que cada freguesia apresentava nesta feira que, desde a primeira hora, se tornou uma referência em Arganil.
Comparativamente com os anos anos anteriores, embora se tivesse notado menos adesão do publico na Sexta-feira e Sábado, esta Feira das Freguesias foi mais uma vez a grande festa do povo Arganilense. Muita animação, convívio entre todas as freguesias, partilha, muita alegria… mostrando o que de melhor há em Arganil… As pessoas!!! Estas pessoas que formaram o movimento regionalista, único no país, ainda activo como se prova neste tipo de iniciativas.
O Domingo foi o dia de Pomares… 2 autocarros vindos de Lisboa, com amigos do Soito da Ruiva, para almoçar na tasquinha de Pomares e assistir às actuações dos grupos da freguesia, mais de 200 refeições servidas na tasquinha de Pomares e 3 grupos culturais da freguesia a actuar nos palcos montados para o certame: Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, Grupo Etnográfico raízes de Sobral Gordo e a Filarmónica Pomarense. Para além de ser notável a participação de 3 grupos da mesma freguesia num evento deste tipo (não haverá muitas freguesias nestas condições…) estes grupos, incentivados pelas suas direcções e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, tomaram as suas refeições na tasquinha da sua freguesia, mostrando assim a sua solidariedade por um trabalho em prol de uma aldeia mas também em prol do desenvolvimento e da divulgação de toda a sua freguesia.
Durante todo o período da feira, como já vem sendo hábito na tasquinha da freguesia de Pomares, o coscorel foi rei. À semelhança de 2011, voltaram a ser amassados 250 kg de farinha transformados em coscoreis. De salientar que, só no Domingo, foram gastos 150Kg de farinha… Para nossa grande alegria, no concurso gastronómico, em que o Soito da Ruiva apresentou o coscorel, apesar de não termos conseguirmos alcançar o 1º prémio, sabemos que ficou muito bem classificado… O que conta é a participação mas esta notícia é mais um incentivo.
De notar ..
- A assistência prestada por toda a equipa do Município de Arganil responsável pela organização, sempre presentes em qualquer circunstância .
- O apoio incondicional do nosso Presidente de Junta (Sr. Amândio Dinis)
- A solidariedade dos grupos da nossa freguesia (Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo e Filarmónica Pomarense)que escolhem sempre a nossa tasquinha para as suas refeições, contribuindo assim para o nosso sucesso.
- A vinda dos amigos de Lisboa que encheram dois autocarros para almoçar na nossa tasquinha.
- O empenho de todos os elementos do GDCSR, habitantes do Soito da Ruiva e amigos para garantir as refeições na tasquinha.
- A visita de muitos amigos (Pomarenses e não só) durante o certame, sempre com palavras de incentivo e disponibilidade para ajudar.
As fotos mostram alguns dos momentos que se viveram, na Tasquinha de Pomares, durante a feira. Faltam fotos das actuações dos grupos da freguesia e do almoço servido no Domingo … não conseguimos estar em todo o lado.
Para o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva o balanço é muito positivo. Como dizemos: “Cansados mas felizes!!!” Estaremos sempre disponíveis para participar!!!Até à próxima Feira das Freguesias!!!Parabéns Arganil!!!