Benfeita
António Martinho

António Martinho
António Quaresma Martinho nasceu a 24 de Fevereiro de 1933, em Dreia, freguesia de Benfeita, concelho de Arganil. A mãe chamava-se Maria dos Anjos Quaresma Pimenta e o pai João Simões Martinho. A mãe trabalhava na agricultura. “A principal actividade era o milho, feijão, batata, bastante azeite, tinham bastantes oliveiras”.
António andou na escola e fez a quarta classe, “sabia a matéria toda”. Depois foi para Coimbra, trabalhar no comércio. Como não era a sua vocação, regressou para aprender a arte que gostava: ser carpinteiro. Começou a aprender com 14 anos.
Conheceu a esposa do tempo da escola. Quando começaram a namorar, começou a ir a casa dela. O pedido de casamento teve de ser feito aos pais. Casaram no dia 11 de Fevereiro de 1956, na Benfeita, num dos dia mais frios dessa época. “Os filhos chegaram um ano e três dias depois”. Tiveram dois, o Daniel e o Jorge Manuel.
Em 1957, partiu para África onde também trabalhou como carpinteiro. Esteve por lá durante 33 anos. Foi sendo promovido até que chegou a ter uma firma montada, “Diversified Constructions”.
Em 1992 regressou à Benfeita, onde foi presidente da Junta de Freguesia, desde 1998 a 2005.