Soito da Ruiva

Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva

A Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva foi fundada a 17 de Outubro de 1953.
Cansados do isolamento da sua terra, motivados e ajudados por amigos de outras aldeias, alguns homens naturais de Soito da Ruiva, migrados na área de Lisboa, decidem fundar a 17 de Outubro de 1953 a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva. O objectivo era o de em conjunto com a Câmara Municipal de Arganil e a Junta de Freguesia de Pomares, trabalharem para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos residentes na aldeia. Este tipo de associativismo / regionalismo surgiu em força nas décadas de 40/50 e quase em exclusivo nos concelhos de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.

O primeiro melhoramento da Comissão foi a construção da escola primária que possibilitou na altura o ensino a cerca de 30 crianças. Mais melhoramentos se seguiram, entre eles: a distribuição de correio, a abertura de estradas de acesso à aldeia, a construção de pontões nas ribeiras, o telefone, a construção da casa de convívio, o abastecimento de água ao domicílio, a electrificação e, mais tarde, a rede de saneamento básico, o alcatroamento de estradas, e a construção da piscina, entre muitas outras obras.

Todo o progresso de Soito da Ruiva se deve ao empenho da Comissão de Melhoramentos e à parceria que até hoje se mantêm com a Câmara Municipal de Arganil e Junta de Freguesia de Pomares.

As suas fontes de receita são os vários eventos que organiza, nomeadamente os piqueniques, os almoços e passeios de convívio, e a festa anual em Soito da Ruiva. É a participação activa de todos os conterrâneos e amigos que, dentro das suas possibilidades financeiras, ajudam a Comissão a promover e a desenvolver os melhoramentos necessários ao bem-estar de todos quantos vivem em Soito da Ruiva.

Contacto: geral@soitodaruiva.com

Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva

Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva

O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva foi criado em Agosto de 2000, por ocasião da inauguração de uma estrada em Soito da Ruiva. Deslocava-se a aldeia, o então Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng. Rui Silva, e um grupo de naturais de Soito da Ruiva decidiu receber as entidades oficiais com trajes e cantares tradicionais. A partir daí o grupo nunca mais parou, iniciando a sua actividade com actuações em almoços e festas da aldeia. No entanto, quem assistia às actuações começou a divulgar a actividade do grupo e os convites para actuar foram surgindo, sendo que a primeira grande actuação em publico foi na Ficabeira (Arganil) em Setembro de 2002.

O grupo conta neste momento, um grande numero de actuações destacando-se a participação em todas as edições da Feira das Freguesias em Arganil, Feira International do Artesanato de Lisboa 2009, Bolsa de Turismo de Lisboa 2010, “Do Natal aos Reis em Coro” evento promovido pela Câmara Municipal de Almada, entre muitos outros.

O ano de 2008 destaca-se na vida deste grupo pela edição do primeiro CD e prevê-se uma segunda edição em 2010, ano em que se celebram os 10 anos do grupo.

O GDCSR continua em grande actividade e o seu objectivo é a divulgação dos hábitos, costumes, tradições, cultura e etnografia da nossa região, em especial da aldeia de Soito da Ruiva.