Não sei porque é que se chama à terra Monte Frio. Não sei se era antigamente que fosse muito frio. Tem dias que até nem se pára aí com o calor.
Antigamente as pessoas de Monte Frio eram chamados os “Valentões”. Quer dizer, tinham esta vaidade de ser os melhores da freguesia. A Benfeita é que é a freguesia. Monte Frio, Luadas, Pai das Donas, Relva Velha, aqui estas territas, mais ou menos quase todas são da freguesia. Eu já tenho falado:
- Antigamente, queriam ser os Valentões de Monte Frio e agora o menos da freguesia é o Monte Frio.
Não é o Monte Frio são algumas pessoas. Porque agora só querem é ter dinheiro. Só vaidade. Quer dizer, não são unidos agora. Mas naquele tempo, o que um dissesse, diziam todos. Mas essas pessoas já está tudo podre. Já tudo morreu. Primeiro isso era o Monte Frio. Tinham aquela vaidade de ser os valentões da freguesia, das outras terras todas. Mas agora não. Já não se importam. Mesmo a mocidade de agora já não é a mocidade como era naquele tempo, não. Mas não é só aqui, é em toda a parte. O mundo parece que está virado do avesso. Primeiro, havia aí essa tal senhora onde eu trabalhei com ela quando era preciso. Ela vendia peças de pano, tinha um lagar e uma lojinha. A mocidade que cá estava todo o ano era muito unida e comprava. Quando era pela festa, vinha uma peça de pano para saias, para blusas ou para vestidos. O que uma comprasse, tinham que comprar todas. Agora até quando vão para a costureira ouve-se aqui:
- “Se cá vier fulano, ou sicrano, ou isto ou aquilo, não digam, que isto que é meu!”
Está tudo mudado. Eu tenho pena do tempo, quando era para irmos para o baile, juntávamo-nos todas num sítio, até íamos todas e tal. Íamos todas para um baile, tudo unido. O que uma dissesse diziam todas. Agora? Isto está tudo virado do avesso. Toda a gente se queixa.