O santo do Piódão é o São Pedro, é o padroeiro. Todos os anos fazem a festa no dia de São Pedro, que é o dia 29 de Junho. A festa é conforme. Umas vezes vem cá música. Toda a gente guarda esse dia. Era quando se matava, quem tinha, uma cabeça, uma cabra, um cabrito ou qualquer coisa.
O padre vai dizer a missa à capela de São Pedro. Antigamente havia procissão mas agora já não fazem. A procissão fazem é a da igreja. A Senhora da Conceição e assim.
Numa ocasião, éramos mais novos, miúdos, e lembro me de pensar:
- Hoje é dia da festa! É o dia de São Pedro!
Eu gostava mais da festa antigamente. Não sei, era diferente, ou porque éramos miúdos. Vinha aqui uma música de várias terras. Da Aldeia das Dez, de São Gião ou de Casegas. Nós éramos miúdos, eles vinham aqui ter a pé, íamos buscar os instrumentos e trazíamos aquilo às costas, o bombo e aquelas coisas mais pesadas. Nessa altura, davam cá a boda e então cada pessoa dava de comer a um músico. Por exemplo, eu chamava um músico, outro chamava outro. Depois corriam então as ruas todas. Andavam até à eira, no cimo, davam as voltas todas, a música a tocar. Era mais bonito que agora, mas sem dúvida! Até a comida em si era diferente.
A construção da Igreja já não é do meu tempo. Mas lembro-me de a arranjarem. Já foi arranjada a parte de cima, há muitos anos. Até dizem que antigamente era lá o cemitério.