Depois comecei a trabalhar com a ferramenta. Aprendi o ofício de estucador aos 17. A minha vida foi estucador. Andava a dar serventia e aprendi o ofício. O estuque é cal e gesso. Aprendi a fazer aquela massa, a forrar tectos, a fazer forrões, à antiga, aqueles bonecos. Fazia-se tudo. Aprendi a fazer isso tudo. Agora é que já não aprendem. Aprendem de estucador, mas isso não sabem fazer. Ainda aprendi muito com os antigos. Trabalhei até aos 63 anos. Com o nervoso entreguei e aos 65 vim para aqui para o Centro e cá estou.
Nessa altura sei lá quanto é que ganhava. Fui para lá ganhar, mais ou menos, 22 escudos parece. Ganhava aqui 20. Mas ainda que ganhasse menos, eu não queria cá estar, ia-me embora. Depois agarrei, comecei a trabalhar com a ferramenta, já ganhava 30. Depois fui para os 35.
Fugia ao domingo de casa. Os empreiteiros eram de cá, agora até são família da minha mulher. Eram, já morreram. Levantava-me de manhã cedo ao domingo ia ao talho comprava um bocado de chispe e chouriça. Dizia ao guarda da obra:
- Dá-me que eu vou experimentar meter uma casa de banho de estuque. Porque se não, assim ando sempre aqui num burro nunca aprendo nada e eu sozinho é que aprendo.
Chegou-me lá o material e eu lá fiz aquilo assentei azulejo por baixo e tal forrei as paredes. E o mestre é muito esquisito e disse:
- Amanhã já sei que sou despedido, na segunda-feira, mas vamos lá ver.
Depois acabei aquilo. Fazia aquilo em meio dia e eu andei lá todo o dia, mas ficou como deve ser. Não sabia se estava bom, se estava mau. Depois vim a saber que estava bom pelo patrão:
- “Ouve lá, então quem é que foi lá meter aquela casa de banho em cima?”
- “Foi lá o seu patrício.”
- “Ele? Não pode ser!”
- “Foi, foi.”
E eu a ouvir. Agarrei, fui para mudar de roupa. A gente mudava de roupa num quarto e depois vestíamos outra roupa.
- “Ó Carlos anda cá.”
E eu:
- Mau. Se calhar já me vou despir, vou-me já embora.
- “Hás-de continuar. Hás-de continuar. Eu andava enganado contigo.”
Assim fui abrindo os olhos e aprendi. Até que depois casei-me. Ao fim de lá ter a mulher não vinha cá tantas vezes. Vinha de carro ou vinha de motorizada de Lisboa para aqui. Vinha cá sozinho de motorizada. Sem parar de lá para aqui, 320 quilómetros de Odivelas para cá, cinco horas.