A classificação de Aldeia Histórica, no início, trouxe alguns problemas. Não nos deixaram pôr outras cores nas portas, não nos deixaram pôr alumínios e estores. A telha também foi proibida. Como as lajes dos telhados eram muito pesadas e tinham que ter um suporte mais forte, começou-se por pôr telha que era mais leve.
As casas que têm os telhados com telha, foi antes do Piódão ser uma Aldeia Histórica, a partir daí, já não deixaram.
Agora, já há um modo de tirar as lajes mais finas. Já há equipamento que ajuda a que o xisto fique mais fino, mas alguns anos atrás isso era impensável.
Para que as casas não fiquem com humidade no Inverno, normalmente, levam uma placa em cimento, sendo as lajes coladas nessa placa. Com este método, mesmo que faça muito vento já não arrasta as lajes e já não há humidade em casa. Este tipo de lajes não é tirado aqui nas nossas meceiras, vão-se buscar ao Sobral Casegas.
Muito do desenvolvimento do Piódão deve-se ao facto de ser uma Aldeia Histórica. Tem um pouco a ver com subsídios que vieram da União Europeia, a fundo perdido para ajudar a dar mais alguma vitalidade a estas aldeias. Era uma aldeia histórica que não reunia determinadas condições, hoje tem algumas condições, no entanto, precisa de pessoas empenhadas que apostem no progresso sem que esta perda a traça original.