Com a Comissão de Melhoramentos têm havido muitos melhoramentos aqui em Pardieiros: o campo da bola e a casa da Comissão, que o meu filho construiu. Agora por dentro foi já outra Comissão que fez. E a capela, que era pequenininha, está bonita também. Temos uma estrada nova, que ainda agora inauguraram, que vai daqui para a Mata e para o Monte Frio. Foi o meu filho que a puxou para cá, quando era presidente da Comissão. Foi verdade. No dia em que foi inaugurada ele falou e até chorou. Chorou, porque há 33 anos que andava a batalhar para isto ser feito. As melhorias foram boas para a população. Não havia cá telefone, nem médicos. O posto médico era na Benfeita.
Antigamente quando uma pessoa estava doente chamava-se o médico de Côja, de Avô ou de Arganil. Havia certas coisas que tratávamos em casa com os remédios caseiros. Eram umas constipações e curavam-se com umas ervas e com chás. Também havia um barbeiro, na Benfeita, que curava certas coisas. Era como um médico, o José Augusto Pinto. Ainda lá está um filho dele. Quando a gente tinha uma constipação ou uma coisa qualquer ele é que era o nosso médico. Era uma barbeiro mas era muito sábio.
As pessoas de Pardieiros são conhecidas como Ralhadores. Mas todas as terras da freguesia tinham um nome. E ia por aí abaixo: Cavaleiros, de Enxudro. Em Côja não sei se são Balseiros se é Bois. Em Pisão tudo tem nome e na Benfeita também.
Tudo correu muito bem aqui, só corre mal agora é a vida estar má e haver muita ladroagem.