A gente não brincava. Tinha tempo? Então, a trabalhar como é que podia brincar? Aos domingos, íamos à missa ao Piódão. Depois, tratávamos dos animais. A gente tinha a vida muito ocupada. Eu tinha que fazer as minhas coisinhas mesmo. A minha roupinha e tudo. Aos domingos, é que a gente ia para o bailarico lá em baixo. Dançavam os rapazes com as raparigas. Havia uns que tocavam com uma flautazinha. Dançava-se e brincava-se a correr. Era a nossa vida assim. Mais tarde, havia cá muita gente, muita mocidade. Trabalhavam nas Minas da Panasqueira, como eu já disse. Já tocavam as guitarras, fazia-se aqui grandes bailaricos. Era muito jeitoso. Há aí a gravação de uns irmãos que eu tinha. Eles tocavam muito bem. Um já morreu. Tocavam viola e tocavam guitarras. Os miúdos eram muito jeitosos. A mocidade toda aqui, era muito bonito.
À noite, era a lareira a arder. Depois, íamos para a cama, porque estava frio. A gente deitava-se aí por volta das nove, dez horas. Para se estar sempre ao lume também se gastava muita lenha. Tínhamos que nos remediar assim. Tinha que ser cedo. Toda a gente saía da cama cedo para ir trabalhar. Vestia-se, levava um bocadinho de pão de milho e depois o podão, uma capa e toca a andar buscar lenha, mato e tratar dos animais. A gente vinha, comia-se ali o almoço. Umas batatas com hortaliça. Não tinha bacalhau e carne era pouca. Só dos porcos que matava. Era um bocadinho de toucinho branco. E já era bom. Bacalhau, só pelas festas.
Não se usava cá casacos. Ninguém tinha. Era um capucho, um bocado de lã aos quadrados, preta e branca, que a gente punha pelas costas. Ou então uma capucha. Tinha assim uma cabeça por aí abaixo e assim era o nosso casaco. Tinha um vestidinho, às vezes, de chita, outras vezes, uma coisinha de lã. Era assim. O de chita não era quente, mas também se compravam uns tecidinhos de lã para, às vezes, fazerem uns vestidinhos ou uma coisinha assim. Eram as senhoras aí que faziam vestidinhos para a gente. Também não havia calçado. Se havia um tamanquinho, já era bom! Eram de madeira com umas coisinhas por cima.