O santo padroeiro da Benfeita é Santa Cecília. E temos também a Nossa Senhora da Assunção. É o dia 15 de Agosto é que é a festa da Senhora da Assunção. A Santa Cecília não sei bem quando é.
As festas antes eram mais divertidas que agora. Havia missa, depois havia procissão, havia fogaças, depois iam para o Areal vender as fogaças. Havia a música a tocar, não havia conjuntos como agora. E era assim.
As fogaças são aquelas coisas que querem oferecer, para depois leiloarem. Leiloava-se o que as pessoas queriam pôr. Ainda me lembro uma vez, fizemos uma festa e dei uma cria de um borrego. Não sei quanto valia, já não me lembro agora. Mas ainda rendeu dinheiro. Depois o dinheiro ia para a igreja. E agora deve ser a mesma coisa.
Às vezes, para a procissão põe-se uma verdurazita nas ruas. Agora também ainda põem uma hera no chão. Naquela altura a gente é que fazia mas, agora já compram tudo feito. Enfeitávamos as ruas com uns papéis. Cortávamos e fazia uns lacitos e umas coisas. Em Junho há uma procissão, que chamam a festa do Santíssimo, aí não vão andores nenhuns só o padre é que leva o Santíssimo, mas há procissão. No dia 15 de Agosto é que já vão muitas imagens: Nossa Senhora de Fátima, vai o Coração de Jesus, vai o Mártir Sebastião, e vai São José, Santa Rita...
Depois há outra festa, em Setembro, quando é a Senhora das Necessidades. Na véspera vai uma procissão, leva a imagem de Nossa Senhora de Fátima, do Mártir Sebastião e vão em procissão. É mais ou menos igual.