Antigamente havia só a fonte do fundo e havia a fonte da praça. Que são aqueles chafariz que estão na praça. Não havia mais fontes. Era à bicha para encher os cântaros. Era cântaros à cabeça que as pessoas levavam. Então era à bicha. Vinham às vezes de noite para a fonte para apanhar vez, porque era só uma fonte. Depois mais tarde é que fizeram muitos chafariz por aí. Mas era só uma.
Há muita coisa para ver. Tem o Caminho do Xisto. Farto-me de ensinar. Muitos não me percebem porque são estrangeiros, mas eu farto-me de ensinar para onde hão-de ir. Por acaso nunca fui, mas gostam muito. As pessoas que vão gostam muito.
Têm aqui a piscina. No Verão é muito bom, tem muita gente. Tem também aqui este quiosque. Veio aqui abrir, também dá muito nome aí à terra. E é uma terra que tem muita iluminação. À noite é muito bonita. No Verão isto aqui é muito bonito. Até no Inverno, mas a gente, eu principalmente como não gosto muito de chuva nem do tempo frio pronto. Mas há pessoas que apreciam. Estão aí uns estrangeiros que eu ainda ontem perguntei, disse que estava tempo mau e ele disse:
-“Lindo! Lindo!”